Ordo Magus Interiore
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

+3
Admin
Areons
Malux
7 participantes

Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Malux Sáb Out 09, 2010 9:46 pm

Segui o convite para partilhar algo aqui no forum, então vou falar o que penso sobre signo tão
poderoso que é o hexagrama.

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Hexagrama01

O hexagrama é um símbolo mandala chamado satkona yantra ou sadkona yantra achado nos antigos Indianos Hindu Templos do Sul construídos a centena de anos atrás.

Ele simboliza o nara-narayana, ou o perfeito estado meditativo de equilibrio alcançado entre homem e Deus, e se mantido, resulta em "moksha" ou "nirvana" .
Representa o número 6 O número 6 representa Tiferet. Tirefet simboliza integração, equilíbrio, espiritualidade, compaixão, beleza (o que é beleza senão perfeito equilíbrio e perfeita simetria?).


O hexagrama representa a união de dois opostos. Ele representa as duas faces da mesma moeda, a união tanto como desunião, tanto o bem como o mal pois ele representa tudo.
Na verdade, ele representa tudo pois um oposto não consegue existir sem outro.
Nós por vezes olhamos para os opostos como conceitos que não deveria existir na mesma realidade, como se um quisesse ou devesse aniquilar o outro, mas na verdade isso é apenas uma ilusão.

Nunca ninguém vós disse que conceitos divisórios como tempo, espaço e noção do bem e mal apenas existem na mente materialista humana?





O autor maçônico Wes Cook [op. cit. pg. 132], diz que hexagrama representava “equilíbrio e harmonia” em todas as facetas do mundo.

Os dois triângulos interlaçados do hexagrama indicam a completação do Grande
Trabalho; eles representam o perfeito equilibrio da vontade humana e vontade divina, um completo syntese e harmonia de tudo que terrestre e celestial.

"O entrelaçar dos dos triângulos ou deltas simboliza a união de dois princípios ou forças, o activo e passivo, o masculino e feminino, que permeiam o universo... Os dois triângulos, um branco e outro preto, entrelaçados, tipificam a mistura de dois opostos aparentes
em natureza, a escuridão e a luz, o activo e o passivo, o erro e a verdade, a ignorância e sabedoria, o bem e o mal, atravês da vida humana".
—Mansons de 33 grau Albert G. Mackey e Charles T.
McClenachan citados do Codex Magica por Texe Marrs.

Trocado por miúdos, o hexagrama representa a completação.

Eu acredito que o universo apenas se mantêm harmonioso, e não existe nenhuma balança do karma, é apenas uma lei de equilíbrio natural. É como um bomerang, mandamos e ele volta para trás.
Por isso é que existe as famosas ordálias, obstáculos que surgem na nossa vida para nós os superarmos e evoluirmos espiritualmente.
Nos 4 elementos existem 2 ativos e 2 receptivos. assim o universo é nossa parte receptiva e nossa parte ativa é o nosso livre arbítrio.
O universo vêm na nossa direcção para completação e só temos de corresponder para atingirmos a perfeita fusão, o Tiferet.


Obter a experiência do Tiferet significa obter conhecimento e conversão com o SAG (anjo guardião sagrado) que é a representação da mais verdadeira natureza divina de cada ser.
Na cabala cristã Tiferet é associado com Jesus Cristo.
Todas sefirah das arvore da vida estão ligadas a Tiferet com excepção de Makulth, que representa o mundo material.
Tiferet é o expoente máxima da compaixão, o nível espiritual mais elevado.
Quando o pessoa atinge esse nível não reconhece barreiras entre si e mundo exterior, neste nível conceitos como “amar o próximo como se fosse a ti mesmo” ou "somos todos um" fazem absoluto sentido.
Tiferet é maior poder que existe porque é verdadeira e única realidade, OS comuns mortais ainda não conseguem a ver pois ainda têm de se curar da sua “cegueira espiritual” e se desligarem da sua parte materialista.
Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Areons Seg Out 11, 2010 8:32 pm

Saudaçoes caro Malux

Pessoalmente estou de acordo com algumas coisas que refere sobre o hexagrama, ja outras nem sequer tinha conhecimento. Mas achei interessante a maneira como vê o simbolismo inscrito no hexagrama. So achei particularmente curioso o facto de dizer que nao acredita na lei do karma falando depois no efeito bomerang das acçoes. Eu vejo a lei do karma como isso mesmo, um "efeito bomerang" que nos tras justamente as consequencias das nossas acçoes.

Gada Hamun! Smile
Areons
Areons
Mestre
Mestre

Mérito Guia | Mérito Mensal |

Mérito Rápido |
Masculino

Número de Mensagens : 391
Reputação : 9
Pontos : 852
Humor : aceitavel a certas horas do dia
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Admin Seg Out 11, 2010 9:48 pm

Caro Malux,

Gostei bastante do seu artigo sobre o hexagrama.
Parece basear-se nalguns princípios Teosóficos. Noto no seu discurso um claro sincretismo entre a filosofia hindu, judaica e cristã.
De facto o hexagrama é um símbolo fascinante repleto de significado sagrado, em quase todas as culturas representa a união do feminino com o masculino, o imaterial com o material, a união das polaridades e a perfeita sintonia. É igualmente interessante a relação que este tem com os princípios alquímicos e a representação dos 5 elementos (os mais difundidos no neo-paganismo).

Gada Hamun!
Admin
Admin
Serpentis Ovi
Serpentis Ovi

Masculino

Número de Mensagens : 1205
Reputação : 67
Pontos : 5163
Humor : Administrador
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Duarte Seg Out 11, 2010 10:35 pm

as cosas q vsc sabem! tb acredito no Karma Areons Wink obrgado pla info
Duarte
Duarte
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

Masculino

Número de Mensagens : 118
Reputação : 3
Pontos : 136
Humor : muito!xD
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty karma

Mensagem  Malux Ter Out 12, 2010 1:01 pm

Boas.

Há aqui um equivoco. Eu não me expliquei bem nessa parte do karma.
Quando queria dizer que não existia uma balança do karma, queria dizer algo como não existe nenhuma espécie de Deus barbudo de cabelo brancos a fazer uma espécie de justiça divina.
- "Tu és mau, toma lá esta dose. Tu fizeste x de bem, toma este doce."
Eu disse isto porque penso que seja esta a noção que muitas pessoas têm sobre o karma.
O conceito de bem e mal é subjectivo para cada pessoa, e o karma simplesmente não existe sobre esse prisma.

Eu acredito no karma como algo "impessoal" como a gravidade,, o ritmo do universo é a compensação e as coisas só se tendem equilibrar por si.
Existe um par de acção reacção e assim um ciclo se completa .

Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Admin Ter Out 12, 2010 2:01 pm

Olá caro Malux,

Eu já tinha compreendido o que queria dizer mas preferi não tocar no assunto para ver o desenvolvimento que daria relativamente à questão do ahu Areons.
Nós, Hemonianos, temos essa mesma visão do Karma. Acção - Reacção | Causa - Consequência
Já agora, acho pertinente traduzir o termo "Karma", que vem da transliteração de Karmam (em Pali), que significa "Acção".

Abraço,
Gada Hamun!
Admin
Admin
Serpentis Ovi
Serpentis Ovi

Masculino

Número de Mensagens : 1205
Reputação : 67
Pontos : 5163
Humor : Administrador
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Areons Ter Out 12, 2010 10:04 pm

Saudações Malux

Peço desculpa pelo mal entendido relativamente à parte do karma. Sendo assim estou interiamente de acordo e fico contente por encontrar pessoas novas com o mesmo tipo de visão sobre as coisas Smile

Gada Hamun!
Areons
Areons
Mestre
Mestre

Mérito Guia | Mérito Mensal |

Mérito Rápido |
Masculino

Número de Mensagens : 391
Reputação : 9
Pontos : 852
Humor : aceitavel a certas horas do dia
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Matilde Sex Out 15, 2010 1:19 pm

Olá !
Sou nova no fórum e não pude deixar de comentar este tão belo simbolo, graças a ele tenho protecção contra magia negra, tenho-o sempre ao pescoço! Até já me chegaram a perguntar se era judaica lol Tambem é conhecido pelo nome de estrela de David.
Muita luz para todos!
Matilde
Matilde
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

Feminino

Número de Mensagens : 103
Reputação : 2
Pontos : 181
Humor : A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade.
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  FAUST Sex Out 15, 2010 2:04 pm

Bem-vindo ao forum Matilde.
Faust
FAUST
FAUST
Magistral
Magistral

Mérito Mensal x 2

Mérito TAROT |
Masculino

Número de Mensagens : 839
Reputação : 59
Pontos : 1317
Localização : Incognito

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Matilde Sex Out 15, 2010 2:21 pm

Obrigado faust Very Happy
Matilde
Matilde
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

Feminino

Número de Mensagens : 103
Reputação : 2
Pontos : 181
Humor : A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade.
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Malux Sáb Out 16, 2010 11:32 pm

Aproveito também para desejar a boas vindas Matilde.

Sim realmente o hexagrama é um poderoso símbolo de protecção, usado por exemplo nas artes salomónicas como um instrumento que confere protecção contra os demónios que se evoca.

A má conduta surge de defeitos materialistas como o egoísmo e preconceito, que são fruto de um sentimento de separação e distanciamento enquanto o hexagrama é o simbolo da completação e união universal .
Ele contém a sabedoria do ensinamento de Cristo "trata o outro como se fosses tu próprio", ora esta frase significa duplamente amor próprio e amor pelos outros, ou amor por tudo.
Do Hexagrama emana a luz de sabedoria que extingue as trevas da ignorância.

Aproveito para ainda completar mais o tópico.

Ele é a representação perfeita da lei hermética:
"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"

Quando perguntaram uma vez a Jesus quando chegaria o seu reino, ele respondeu:
"Jesus respondeu: Quando dois forem apenas um, quando o que está dentro estiver fora e quando o homem com a mulher não forem nem homem nem mulher; Isto é,
quando tiver cessado o antagonismo entre a inteligência e o amor, entre a razão e a fé, entre a liberdade e a obediência. Quando o pensamento evangélico, que é a fraternidade, for realizado pelas formas políticas e sociais; E quando a mulher for a irmã pura e a esposa bem-amada do homem,
diante da sociedade assim como diante de Deus, sem que haja antagonismo ou rivalidade entre os dois sexos."


Jesus foi apenas um grande avatar que passou pela terra e estudou nas escolas dos antigos mistérios no egipto.
Jesus uma vez disse "eu sou o caminho, a verdade e a vida". As lendas sobre Jesus são apenas alegorias para explicar a natureza espiritual da sua mensagem, não factos literais.

Jesus disse para os seus discípulos "O pão que conquistei por meus trabalhos e por
minha morte é minha carne e eu a dou a todos a fim de que todos a comam; o vinho é meu sangue e eu o derramarei para todos a fim de que todos bebam e vivam de minha vida."
Cristo constitui a unidade humana e divina, ele é Tiferet.


Se ligarmos as seis sephiras a volta de tiferet (Daath, Geburah, Chesed, Netzach, Hod, Yesod)), ou os seis caminhos que vamos dar a tiferet obtemos um hexagrama.
Exactamente no centro temos tiferet, o perfeito equilibrio dessas forças opostas.representadas pelas sephiras.

Aqui está o desenho (só não está simétrico porque não sou propriamente o picasso Razz )

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Treelife


Na maçonaria há uma outra maneira de representar o hexagrama, é a união do esquadro com o compasso, assim:

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Maconaria

Simbolismo do compasso e esquadro:

"O esquadro e o compasso, separados ou unidos na forma conhecida e
usada como símbolo maçônico, formam dois diferentes ângulos, um móvel
e com o vértice voltado para cima ou para o Ocidente.
O ângulo reto, formado pelo esquadro, é o emblema da fixidez,
estabilidade e aparente inexorabilidade das Leis Físicas que governam o
Reino do Ocidente ou da Matéria. Os dois princípios ou lados que
concorrem a defini-lo encontram-se sempre à mesma distância angular de
90 graus, que corresponde à quarta parte da circunferência (que, de per si,
representa a Unidade dentro do ciclo da continuidade) e ao ângulo do
quadrado. O esquadro é, pois, outro símbolo da crucificação da qual deve
libertar-se retificando e dirigindo para o centro todos seus esforços.
O ângulo reto é também, o símbolo da luta, dos contrastes e das oposições
que reinam no mundo sensível, de todas as desarmonias exteriores, que
devem ser enfrentadas e resolvidas na Harmonia que provém do
reconhecimento da unidade interior. O compasso é o símbolo deste
reconhecimento e desta harmonia, que deve unir-se ao esquadro e dominar
o mundo objetivo por meio da compreensão de uma Lei e de uma
Realidade Superior. Por intermédio de seu ângulo de 60 graus, no qual
está ordinariamente disposto (o ângulo do triângulo equilátero), mostra o
ternário superior que deve dominar sobre o quaternário inferior, ou seja, o
perfeito domínio do Céu sobre a Terra.
" - Manual do aprendiz franco maçon



Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Matilde Sex Out 22, 2010 10:35 pm

Obrigada Malux Smile
Matilde
Matilde
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

Feminino

Número de Mensagens : 103
Reputação : 2
Pontos : 181
Humor : A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade.
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Malignum Dom Out 24, 2010 5:31 pm

Saudações Malux,

Lí com atenção o seu post, deveras interessante.
O hexagrama para mim, a par do pentagrama, é um símbolo que uso recorrentemente na minha actividade enquanto praticante.
À informação que apresentou só lhe acrescento o significado que esse maravilhoso símbolo para mim representa.
Começando pelo que foi dito por Matilde, que o hexagrama também é conhecido por "Estrela de David", afirmação que corroboro, porem junto mais um dado à equação. O facto de o hexagrama estar circunscrito altera/prolonga a terminologia do seu significado.
Na minha experiência pessoal na área da feitiçaria, o "hexagrama circunscrito" é aplicado a trabalhos com as forças Elementais.
Se observar os símbolos alquímicos atribuídos aos 4 elementos, denotará que se os juntar formam exactamente o hexagrama.
A perfeita união destes elementos juntamente com o a quintessência (vontade/espírito) tocamos o intangível.
Água + Fogo + Terra + Ar + Espírito = Transcendência
Esta "fórmula matemática" também a aplico de igual forma ao pentagrama, todavia esse símbolo, o "nó eterno" como o mestre Leonardo lhe chamava, tem outras aplicações.


Gada Hamun!
Malignum
Malignum
Magistral
Magistral

Mérito Mensal |

Masculino

Número de Mensagens : 698
Reputação : 70
Pontos : 1128
Humor : Do melhor (segundo opiniões)
Localização : Sintra

http://www.fomi.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Malux Qui Nov 04, 2010 12:23 am

MALiGNUM sem dúvida que podemos de relacionar os elementos de alguma forma com o hexagrama.
Assim como parte do significado dos quatro elementos está contido nas 5 pontas do pentagrama, parte do pentagrama também contido no hexagrama.

Aproveito para desvendar o pouco mais o veú do simbolismo do hexagrama.
Quero deixar claro que o principio de equilíbrio de que trata o hexagrama não é
um equilíbrio cego, nem um equilíbrio
que rumo a imobilidade.

É um equilíbrio conduzido pela sabedoria, regido pela razão e verdade absoluta,
e de perfeito acordo com as leis superiores.

Eliphas Levis referindo-se aos princípios por detrás do hexagrama e da
completação da grande obra:

"
Que é a sabedoria?
É a conciliação e a união dos dois princípios, é a docibilidade de Abel
dirigindo a energia de Caim, é o homem segundo as doces inspirações da mulher,
é a depravação vencida pelo legitimo casamento, é a energia revolucionária
abrandada e dominada pelas doçuras da ordem e da paz, é o orgulho submetido
ao amor, é a ciência reconhecendo as inspirações da fé.
"

Se equilíbrio representado no hexagrama fosse imóvel, por consequência não
haveria qualquer sentido direcção, nem força de vontade, nem aspecto activo no hexagrama e assim ele não representaria a completação.
Assim ele seria apenas um símbolo do aspecto animal do homem e não teria qualquer relação com aspecto divino humano.

Volto a lembrar que o hexagrama é completação do masculino com feminino, do activo com o passivo, do humano e divino.

Então o equilíbrio da sabedoria é aquele que realiza movimento para a completação.
Imobilidade é morte e o movimento é a vida.

Como Aleister Crowley diz "paz é uma condição dinâmica e não estática , cada respiração que dás uma vitória na luta do inteiro universo.
Toda a vida é um conflito, tu não podes ter paz sem domínio das circunstâncias.
"

Quando vontade passa razão de um homem para um capricho de uma criança, ela
cessa de existir.


Quando Adão (masculino) e Eva (feminino), lhes foi dito que se comessem dos frutos da árvore do conhecimento do bem e mal iriam morrer, foi quando o Adão (aspecto activo) deixou-se levar pela Eva (passivo) comendo os frutos e assim o fascínio triunfou sobre a vontade.
A morte que aconteceu foi uma morte espiritual, uma perda de conexão com o aspecto divino que é exactamente o oposto daquilo que representa o hexagrama.


PS: É importante realçar que quando digo feminino não estou a referir-me as mulheres mas apenas ao aspecto feminino da vida.
Tanto o homem como a mulher possuem duplamente um lado masculino e feminino.
Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Areons Qui Nov 04, 2010 3:06 pm

Kadra Malux

Disse: "Assim como parte do significado dos quatro elementos está contido nas 5 pontas do pentagrama, parte do pentagrama também contido no hexagrama."

Acho que se esqueceu do 5º elemento, o espirito Smile

Areons
Areons
Mestre
Mestre

Mérito Guia | Mérito Mensal |

Mérito Rápido |
Masculino

Número de Mensagens : 391
Reputação : 9
Pontos : 852
Humor : aceitavel a certas horas do dia
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Malux Qui Nov 04, 2010 8:34 pm

Não esqueci Smile , omiti conscientemente, é diferente.
Já viste o tamanho dos meus testamentos? se me estendesse sobre todos pontos faria uma autêntica Bíblia.
Cada coisa a seu tempo e o elemento do espírito é uma coisa que acho que se deve falar quando criamos uma tópico para falar do pentagrama, pois cada ponta do pentagrama representa 1 elemento, e o 5 elemento é espirito que governa sobre os outros 4 elementos.
A essência do pentagrama é consistida principalmente pelo 5 elemento, o espírito.

Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Areons Qui Nov 04, 2010 8:36 pm

Ah peço entao desculpa pelo reparo ^^ sim concordo plenamente com o que acabou de dizer em relaçao ao pentagrama e aos seus 5 elementos
Areons
Areons
Mestre
Mestre

Mérito Guia | Mérito Mensal |

Mérito Rápido |
Masculino

Número de Mensagens : 391
Reputação : 9
Pontos : 852
Humor : aceitavel a certas horas do dia
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Malux Seg Nov 08, 2010 9:30 pm

Se neste vídeo ignorarem as teorias ridículas dos católicos que tendem associar qualquer coisa espiritual que não seja cristã a santanás, o bode expiatório, têm um vídeo que demonstra com grande abrangência como este símbolo enigmático chamado hexagrama foi e está difundido pelos quatro cantos do mundo pelas mais diversas culturas.

[/quote]

[/quote]
Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Matilde Dom Nov 14, 2010 8:55 pm

Simplesmente maravilhoso! Só de pensar que tenho um ao pescoço Very Happy
Matilde
Matilde
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

Feminino

Número de Mensagens : 103
Reputação : 2
Pontos : 181
Humor : A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade.
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Malux Dom Dez 12, 2010 11:24 pm

Eu gosto de tópico, por isso apetece-me continua-lo e desta vez vou relaciona-lo com mitologia egípcia.

Inicialmente existem duas dualidades opostas, Osiris e Seth que batalham
entre si.
Seth é uma mal necessário, não representa propriamente o mal, mas antes
a desordem imposta que precisa ser restabelecida.
ELe representa o conflito, e depois no meio desse conflito nasce
a vitória que permite uma progressão.

Osiris representa o principio masculino, a força da evolução através
das reencarnações.

Ha um mito que relata a batalha entre Osiris e Seth, Seth acaba
por matar Osiris e corta-o em bocados espanlhando-os por todo o egipto.

Isis, esposa de Osiris, fica desolada até porque nunca chegou a gerar
um filho com Osiris.
Mas depois Isis, reúne todos os bocados de Osiris e com ajuda
de Toth o ressuscita e gera com ele o filho Horus.

Isis representa o principio feminino gerador e a receptividade das forças
que vêem através da cortina da "iluminação".

Horus é resultado da união do principio masculino com o feminino.

Horus vai lutar com Seth para o pai vingar.
Ele mata Seth, mas com um preço, o Seth parte o olho esquerdo dele e
divide-o em seis partes.

Desta vez foi uma perda mais para o lado feminino, porque olho esquerdo
de Horus simboliza a lua, e o lado esquerdo do cérebro que lida com
emoções.


Mas no fim tudo acaba bem porque depois Thoth, com seus dedos mágicos restora
o olho de Horus.

Thoth é deus do conhecimento e sabedoria.

E porque o olho de Horus é exaltado, e não outro aspecto do seu corpo?
Bem, com uma explicação simples e não completa diria que era por Horus ser um Deus meio homem, meio falcão.
Os antigos egiptos estudavam os animais profundamente e suas características comuns.
O falcão de todos animais é que têm melhor visão ou mais alcance de visão.
O facto o olho de Horus foi muito referenciado e tornou-se o talisma considerado como o mais poderoso de todo Antigo Egipto.

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia 1145417011_f


Olho de Horus


É óbvio que o olho de Horus e o Hexagrama e Olho de Horus, não representam a mesma coisa, apenas estão relacionados. O hexagrama é mais representado pelo próprio Horus, dai muitas semelhanças entre Horus e Jesus, que também representa o hexagrama.

"Jesus viu crianças de peito a mamarem. E ele disse a seus discípulos: Essas crianças de peito se parecem com aqueles que entram no Reino. Perguntaram-lhe eles: Se formos pequenos, entraremos no Reino?
Respondeu-lhes Jesus: Se reduzirdes dois a um, se fizerdes o interior como o exterior, e o exterior como o interior, se fizerdes o de cima como o de baixo, se fizerdes um o masculino e o feminino, de maneira que o masculino não seja mais masculino e o feminino não seja mais feminino - então entrareis no Reino. " - Jesus, em Evangelho de São Tome


Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Hneww

Horus
Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Matilde Qua Dez 15, 2010 6:33 pm

Não foi Horus que perdeu o falo? Acho que também foi restituído, ou será que foi comido por um peixe? Já estou confusa! :s
Matilde
Matilde
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

Feminino

Número de Mensagens : 103
Reputação : 2
Pontos : 181
Humor : A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade.
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Malux Sex Dez 17, 2010 2:19 pm

Matilde escreveu:Não foi Horus que perdeu o falo? Acho que também foi restituído, ou será que foi comido por um peixe? Já estou confusa! :s

Bem nunca pensei que iria escrever posts sobre falos Laughing , mas aqui vai.

A história do falo perdido é relativo a Odíris, não a Horus.

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Osiris1
Osíris


Quando Seth despedaçou o corpo de Osíris em muitos pedaços, todas as partes foram recuperadas excepto o falo de Osíris que foi comido pelos peixes.

Como ele pode Osíris ter um filho com Ísis, se o miserável foi capado What a Face ?

Não pode, a verdade é que esse pormenor serve para ilustrar que tipo de rebento foi criado pela união dos dois.
Tratasse de uma gravidez mais subtil, que deu origem a um fruto mais “espiritual”.
A Ísis foi impregnada pela essência do espírito de Osíris e Engravidou, tal como a Virgem Maria foi impregnada pela essência do Espírito Santo sem a interferência de um falo.

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Filhos
Este é um diagrama dos três principais triângulos que podem ser traçados na Arvore da vida.

Onde está cada cruz pode se considerar que nasceu um filho resultante da união dos lados opostos de cada triângulo. O lado esquerdo da árvore é relativo ao masculino, e o direito ao feminino.
Acontece que na Arvore da vida, a criação é representada de cima para baixo, o que significa que a raiz de toda arvore está em cima, no Kether.
Se reparares o triângulo do Kether, marcado com cruz roxa está para cima ao contrário dos outros dos dois. Mas como isso pode ser, um filho anteceder os pais?
Kether é a excepção da regra, o Não Manifesto, o Deus Andrógino que se expandiu e criou a dualidade entre masculino e feminino.
Então na verdade, só temos dois filhos principais na árvore da vida, a cruz amarela e a cruz azul.
A cruz amarela representa Tifaret, o Sol, o filho Horus e Jesus.
A cruz azul representa Yesod, o mundo Astral, que pode estar mais associado aos instintos, ao subconsciente e ao falo.


Yesod é muitas vezes referenciado como a esfera da Iniciação, é quando o iniciado tem os primeiros contactos com as forças astrais, os simbolismos e a magia.
Na iniciação dizemos que morre a velha pessoa, para nascer uma nova pessoa.

Da mesma forma, podemos dizer que Tiferet é a esfera onde ocorre a segunda iniciação.
É quando a pessoa morre, ou dizendo de outra forma se transforma numa nova pessoa que atinge outro nível e em muitos aspectos transcende os aspectos humanos.

Os sacerdotes do antigo Egipto de grau mais elevado (5º ou 6º), fazia esta segunda iniciação na altura dos equinócios na pirâmide de Gize onde se dizia a portas de Maat se abria, que é a deusa do equilíbrio.

Olha esta imagem:
Do direita para esquerda Maat a pesar com a sua balança, depois Toth a avaliar a sabedoria, de seguida Seth que puxa a balança para baixo e por fim Horus que aguarda.

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia E7
Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Malux Ter Abr 05, 2011 10:25 am

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Hexagrama

No sistema da golden Dawn o hexagrama é usado para trabalhar com as forças planetárias. No centro do hexagrama encontrasse o sol que corresponde a tiphereth, o centro .

Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia Empty Re: Hexagrama, símbolo do equilibrio e harmonia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos