Exercicio para Desenvolvimento da Visualização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Exercicio para Desenvolvimento da Visualização

Mensagem  Malux em Qui Dez 02, 2010 11:21 pm

Foi com este exercício que comecei a trabalhar a minha visualização.
Quem ainda não tiver uma base para trabalhar a visualização, pode começar por aqui que é confiável.


"Este exercício era um dos exercícios básicos propostos por Israel Regardie na Golden Dawn, modificados por Marcelo Del Debbio. O Método da Golden Dawn recomendava que um probacionista repetisse este exercício durante uma semana, duas ou três vezes ao dia, de modo a aperfeiçoar sua capacidade de Visualização, que seria usada primeiramente no RMP e em seguida como facilitadora de Sonhos Lúcidos e, posteriormente, em Viagens Astrais.

Sente-se confortavelmente, com a coluna ereta, de frente para o computador ou para uma mesa. Afaste o teclado e deixe um espaço livre diante de você. Feche os olhos, relaxe, enquanto faz três respirações bem pausadas, sentindo o ar entrar e sair de seus pulmões. Mantenha as mãos sobre os joelhos o tempo todo.
Abra os olhos ou deixe-os relaxados (conforme achar mais fácil) e comece o exercício.

Imagine sua mão erguida sobre a mesa. Visualize um Cubo com cerca de 10cm de lado, sólido, de Mármore Negro, com o símbolo de Touro impresso na cor Branca. Sinta o peso e a textura do objeto. Manuseie-o e observe todas as suas faces. Sinta a temperatura dele, a rugosidade; passe-o para sua outra mão e examine-o novamente. Mantenha esta imagem firme em sua mente. O objeto não é apenas uma construção mental: ele REALMENTE está em sua mão. Sinta novamente o peso, temperatura, textura e outros detalhes do material.
Coloque o objeto na mesa, escutando o barulho que ele faz ao ser largado sobre a mesa.

Visualize agora em sua mão direita um Octaedro com cerca de 8cm de lado, sólido, de Plástico Amarelo, com o símbolo de Aquário impresso na cor Roxa. Sinta o peso e a textura desse objecto. Manuseie-o e observe todas as suas faces. Sinta a temperatura, a rugosidade, as imperfeições; passe-o para sua outra mão e examine-o novamente. Sinta o CHEIRO que exala deste objecto. Mantenha esta imagem firme em sua mente. Coloque o objecto na mesa, do lado direito do primeiro, sem perder a imagem mental do primeiro objecto.

Visualize agora em sua mão esquerda um Icosaedro (d20) com cerca de 9cm, de vidro azulado, com o símbolo de Escorpião impresso na cor laranja. Este objecto está preenchido até a metade com água pura e gelada. Sinta o peso e a textura desse objecto. Manuseie-o e observe como este líquido se movimenta dentro do objecto. Sinta a temperatura dele, a rugosidade, as imperfeições; passe-o para sua outra mão e examine-o novamente. Sinta o CHEIRO que exala deste objeto. Mantenha esta imagem firme em sua mente. Coloque o objecto na mesa, do lado direito do segundo, sem perder a imagem mental dos outros objectos.

Finalmente, visualize em sua mão direita um Tetraedro com cerca de 12cm, de Rubi, com o símbolo de Leão impresso na cor Verde. Este objecto possui uma vela em seu interior e possui uma temperatura morna, além de iluminar o ambiente onde você está. Visualize esta luz banhando suas mãos e reflectindo sobre os outros objectos. Mova este objecto sobre os outros três e veja como cada um se comporta sob esta fonte luminosa. Como cada material reage a esta luminosidade.
Coloque este último objeto sobre a mesa, e observe por alguns segundos todos os 4 objetos e suas interações.

Agora, com a mão direita, dissolva o primeiro objecto até que ele vire um punhado de pó, que permanece sobre a mesa. Faça o mesmo com o segundo objecto, que se dissolverá em uma nuvem de fumaça com o cheiro de plástico; Dissolva o terceiro objecto e faça com que o líquido se misture ao pó do primeiro objecto. Finalmente, faça com que o quarto objecto queime até virar cinzas. Junte com as duas mãos todo o material que sobrou dos quatro objectos e transforme-os em uma pequena bola de luz. Faça com que ela fique cada vez menor até sumir na palma de sua mão.

Fim do exercício."


___________________________________
"Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo"
avatar
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exercicio para Desenvolvimento da Visualização

Mensagem  Malux em Qui Dez 02, 2010 11:22 pm

Quem quiser saber mais sobre o autor desta adaptação do exercício, têm aqui uma entrevista interessante com o autor.



Sólidos platónicos



Esses sólidos usados nesse exercício são também conhecidos como 5 sólidos platónicos.

Platão, associou quatro destes sólidos aos "elementos naturais" conhecidos como terra, fogo, ar e água que, na sua visão, compunham o universo.
Nos sólidos platónicos, as faces são polígonos regulares e o número e disposição desses polígonos em torno de cada vértice são iguais. São convexos, ou seja, podemos assenta-los
numa mesa sobre cada uma das suas faces. Como Euclides mostrou 300 anos antes da nossa época, podem apenas existir 5 sólidos deste tipo.



Kepler também se interessou por estes sólidos e tentou associá-los, embora sem êxito, às órbitas dos planetas. Num desenho de Kepler, do livro "Harmonices Mundi", publicado em 1619, podemos ver poliedros de muitos tipos, incluindo os platónicos, ilustrados com desenhos representando os elementos naturais correspondentes.


A fisica e ciência mordena aproveitou apenas da obra de Kelper as suas três famosas leis, sendo que a maior parte da sua obra que falava sobre hermetismo e atrologia foi depreciada e relegada ao esquecida e interpretada como a parte quimérica do seu trabalho.

Li que um autor Lucie Lamy dá provas no seu livro Sistema de medida Egipto que esses sólidos são eram conhecidos desdedo o reino do Egipto antigo.


Como já deve ter dito anteriormente no fórum as formas geométricas são símbolos abstractos que nós permitem entrar em contacto com o plano mental. A geometria está presente em todo universo, chamo atenção especial para a geometria do nosso corpo.


Signos


Touro (para o elemento Terra)




Escorpião (para o elemento Água)



Aquário (para o elemento Ar)



Leão (para o elemento Fogo)




___________________________________
"Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo"
avatar
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exercicio para Desenvolvimento da Visualização

Mensagem  Matilde em Sex Dez 03, 2010 12:15 am

Obrigada Malux, vou pô-lo em prática! Very Happy e quanto ao video apesar de ainda não o ter visto todo está a ser muito interessante! Smile
avatar
Matilde
Aprendiz de Mestre
Aprendiz de Mestre

Feminino

Número de Mensagens : 103
Reputação : 2
Pontos : 181
Humor : A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade.
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exercicio para Desenvolvimento da Visualização

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum