Ordo Magus Interiore
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Simbolismo vs Ocultismo

3 participantes

Ir para baixo

Simbolismo vs Ocultismo Empty Simbolismo vs Ocultismo

Mensagem  FAUST Qui Jan 13, 2011 2:15 am

Simbolismo era uma corrente artistica, mas também era uma corrente ocultista?
FAUST
FAUST
Magistral
Magistral

Mérito Mensal x 2

Mérito TAROT |
Masculino

Número de Mensagens : 839
Reputação : 59
Pontos : 1317
Localização : Incognito

Ir para o topo Ir para baixo

Simbolismo vs Ocultismo Empty Re: Simbolismo vs Ocultismo

Mensagem  Bastet Qui Jan 13, 2011 4:03 pm

FAUST escreveu:Simbolismo era uma corrente artistica, mas também era uma corrente ocultista?

Não o simbolismo não era uma corrente artística, o simbolismo estava incorporado nas diferentes vias artísticas...

Por exemplo, no vê-se simbolos alquimicos no manuelino, no entanto o manuelino é a corrente artistica e nao a alquimia... Era incorporado em, mas nao era per si... E respondendo a segunda parte da pergunta o simbolismo tal como a arte nao é uma via ocultista mas faz parte dela... Diferentes vias usam diferentes simbolos... Não sei se me fiz entender...
Bastet
Bastet
Aprendiz
Aprendiz

Feminino

Número de Mensagens : 48
Reputação : 0
Pontos : 52
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Simbolismo vs Ocultismo Empty Re: Simbolismo vs Ocultismo

Mensagem  FAUST Qui Jan 13, 2011 11:52 pm

Bastet escreveu:
FAUST escreveu:Simbolismo era uma corrente artistica, mas também era uma corrente ocultista?

Não o simbolismo não era uma corrente artística, o simbolismo estava incorporado nas diferentes vias artísticas...

Por exemplo, no vê-se simbolos alquimicos no manuelino, no entanto o manuelino é a corrente artistica e nao a alquimia... Era incorporado em, mas nao era per si... E respondendo a segunda parte da pergunta o simbolismo tal como a arte nao é uma via ocultista mas faz parte dela... Diferentes vias usam diferentes simbolos... Não sei se me fiz entender...

Sim,sim entendi. Realmente é interessante. Mas por exemplo se eu quisesse agora estudar mais sobre o assunto, iria ter de começar a pesquisar por onde?Em termos da parte ocultista.
Um conselho que me dês a mim e a outros que possam se interessar pelo assunto.

FAUST
FAUST
Magistral
Magistral

Mérito Mensal x 2

Mérito TAROT |
Masculino

Número de Mensagens : 839
Reputação : 59
Pontos : 1317
Localização : Incognito

Ir para o topo Ir para baixo

Simbolismo vs Ocultismo Empty Re: Simbolismo vs Ocultismo

Mensagem  perdurabo Sex Jan 14, 2011 5:54 am


A Alquimia é muito interessante para estudar simbolismo ocultista. Também a geometria sagrada ou a arquitectura sagrada têm elementos muito úteis. Já o Tarot, que é muito popular, é mais difícil porque há muita bosta por aí. Há um livro do Paul Foster Case que vale a pena. Vê no Amazon, que deves encontrar. Muitos dos fundadores iniciais da GD têm livros muito bons sobre o assunto.
perdurabo
perdurabo
Novato
Novato

Masculino

Número de Mensagens : 14
Reputação : 0
Pontos : 17
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Simbolismo vs Ocultismo Empty Re: Simbolismo vs Ocultismo

Mensagem  Bastet Sex Jan 14, 2011 1:31 pm

Será uma bela questão,mas para estudar simbolismo eu iria ler sobre mitologia, não so pagã mas cristã também, porque há que começar pelo inicio...
Bastet
Bastet
Aprendiz
Aprendiz

Feminino

Número de Mensagens : 48
Reputação : 0
Pontos : 52
Localização : Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Simbolismo vs Ocultismo Empty Re: Simbolismo vs Ocultismo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos