Ordo Magus Interiore
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinação sobre Alquimia e Astrologia [Desmitificação]

2 participantes

Ir para baixo

Opinação sobre Alquimia e Astrologia [Desmitificação] Empty Opinação sobre Alquimia e Astrologia [Desmitificação]

Mensagem  Malux Qui Jan 27, 2011 8:31 pm

Bem, isto não passa da minha opinião pessoal, mas acho oportuno partilhar-lá.

Penso que astrologia não surgiu pelos mesmos motivos que a maioria das pessoas acredita.
O inicio da astrologia é quase inseparavél da astronomia, assim como o início da alquimia é inseparável do início da química.
Na época em que astrologia e astronomia andavam de mãos dadas, havia pouco interesse dos "mecenas" (vulgo ricalhaços) pela astronomia porque ela não tinha aplicações práticas imediatas e palpáveis.
Como todos sabemos a maioria dos cientistas do passado tinham de ser patrocinados para fazerem as suas descobertas.
O Leonardo da Vinci por exemplo, fez vários prototipos de armas bélicas, porque era uma necessidade para elites e era algo que tinha aplicação prática imediata.
Leornando Da Vinci não gostava propriamente da guerra, mas amava a ciência e tinha de arranjar um meio para o suster, como também para amealhar "algum".

Foi isso que aconteceu com os antigos astrónomos, como a astronomia não criava e mantinha suficiente interesse para manter um patrocínio, eles tiveram inventar algo novo que fosse mais apelativo, mais personalizado (afinal na adivinhação, falamos da própria pessoa) e palpável que tivesse ligado aos astros para arranjarem financiadores que pudessem sustentar a sua paixão.

Ora, o mesmo se passa com o alquimia, foi o meio que antigos cientistas que amavam a quimíca, arranjaram para atrair e manter patrocinios.
Como podiam os "mecenas" ambiciosos resistir as promessas de transformar chumbo em ouro, e da vida eterna?.

O facto de transformar chumbo em ouro não se trata de uma metáfora para transformação, do chumbo em ouro para vários ocultistas famosos, mas sim de um facto completamente literal.

Eu acredito, realmente que os antigos alquimistas tenham transformado chumbo em ouro, até porque hoje em dia está cientificamente provado que é possível transformar chumbo em ouro, só que transformar chumbo em ouro sai mais caro do que o próprio ouro.
Contasse que H. Spencer Lewis o primeiro Imperator da ordem AMORC, transformou chumbo em ouro na presença de um repórter.

Até no livro "Perguntas e Respostas Rosacruzes" até foi explicado que o material necessário para a transmutação era de difícil obtenção, e a relação custo/benefício não compensava a transmutação.

Agora é óbvio para mim que não existe nenhuma pedra filosofal, feita a partir da transmutação de metais, que dá a vida e juventude eterna.
Na minha concepção, foi apenas uma chamariz para os investidores, como também o transmutação do chumbo em ouro também o foi porque a lenda que os alquimistas transformavam chumbo em ouro foi rapidamente espalhada, mas não o facto que o processo era demasiado caro e pouco compensador Evil or Very Mad .
É esse o problema da maioria dos ocultistas que tenta manipular as forças ainda ocultas, porque consegue alguns resultados foram do comum deixam-se entusiasmar e transportam-se para uma realidade fantasiosa sem tipo de limitações onde imagina que são o super homem que podem fazer tudo.

Sobretudo para um estudante do ocultismo é exigido mais do ninguém, separar a ilusão da realidade, porque trabalhamos com forças que a ciência ainda demorar muito tempo para entender, e se possível medir.


E vocês o que acham?

Já vi que alguns acreditam na astrologia, e se uma mae decidir tirar um filho por cesariana, é o livro atrito dela ou o alinhamento do universo e suas força que a impulsionam? Rolling Eyes








Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Opinação sobre Alquimia e Astrologia [Desmitificação] Empty Re: Opinação sobre Alquimia e Astrologia [Desmitificação]

Mensagem  perdurabo Seg Jan 31, 2011 2:40 am

A tua visão sobre a astrologia parece-me muito correta. Já sobre o Spencer Lewis ter feito uma transmutação alquimica em frente a um reporter, soa-me a um embuste farsola da amorc. Eles tiveram um laboratório alquímico a funcionar em Paris, nos anos 20, ditirido por Castelot. Mas nunca vi o relato do tal jornalista e podes ter a certeza que se a amorc tivesse o recorte de jornal era um dos documentos que publicava no "Domínio da Vida" e em outro material. Mas não tem. Por isso tenho as minhas dúvidas. O Spencer Lewis esticava um bocado a verdade, isso hoje já se sabe. A ligação da amorc ao Egito e a Aknaton é pura fantasia dele, inspirado pela sua igualmente fantasiosa iniciação na maçonaria egipcia de Memphis-Mizraim e relação com Theodor Reuss da Ordo Templis Orientis. Mas há relatos fidedignos de transmutações reais, entre elas as obtidas por Fulcanelli em 1913 se não me engano e pelo Mestre Alquimista Kamala Jnana nos anos 70 e 80, perfeitamente documentadas. Mas há outros relatos se procurares.
perdurabo
perdurabo
Novato
Novato

Masculino

Número de Mensagens : 14
Reputação : 0
Pontos : 17
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos