Prana - a vida contida no ar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Prana - a vida contida no ar

Mensagem  Anne Agrat bat-Mahlat em Qui Maio 03, 2012 7:59 pm

Prana - a vida contida no ar

Os Hindus afirmam que no ritmo cósmico da Criação existem dois grandes movimentos: o Hahavantara e o Pralaya. Esse é o fluxo e refluxo da vida em sua gigantesca espressão absoluta. O desdobramento dessa lei em todas as dimensões e esferas resultam no que os chineses conhecem como o equilíbrio das forças complemenates (Yin/Yang). Assim, de par em par, o Universo vai se construindo desdo ''macro'' até o ''micro''.
Como assevera Hermes Trismegisto: ''Assim como é em cima, é embaixo'', dentro de nosso organismo humano expressa-se o fluxo e o refluxo universal da própria vida através da inspiração e da expiração. Os orientais asseveram simbolicamente que quando inspiramos nascemos e quando exalamos morremos, esse ritual da vida e da morte contido no minúsculo e quase imperceptível ato de respirar, indica todo o mistério da relação do homem com o insondável.
A respiração em seu caráter ''involuntário'' nos ordena á viver, e respiramos sem saber o que estamos fazendo, esse ''ato'', em sua estrutura fisiológica, permite os complexos processos de perfusão pulmonar, viabilizando a limpeza sanguínea e levando a vida para os rincões mais distantes de nosso corpo físico. Sem o sangue arterial e limpo a necrose mata a vida em qualquer parte do corpo. Porém respirar relaciona-se apenas com a fisiologia? Deve ser apenas um ato mecânico? As tradições espirituais antiquíssimas afirmam que não!
A respiração é um poderoso recurso para controlar a mente, as emoções, aumentar o nível de vitalidade, o potencial energético, ampliar a circulação sanguínea cerebral, melhorar a saúde e o mais importante: regenerar a vida.
O termo Prana tem suas origens na Índia, é conhecida na China como Chi,entre os japoneses como Ki, e alguns referem-se ao Prana como Energia Vital. Pranam (pra=antes ⁺ na=viver, respirar): antes da vida respirar? ‘-‘ O que significaria isso? No Upanishad, com as antigas escrituras Hindus compreende-se melhor. Prãna= ‘‘sopro de vida, a energia vital universal que permeia o cosmos’’.
Isso confirma Paracelso em sua Chave da Alquimia: ‘‘A universalidade das coisas se sustentam no ar e pelo ar, o Ar provém do Bem Soberano e existiu anteriormente á todas as criaturas’’. O Prana (Ar) como fonte de vida tem sua origem em todas as tradições religiosas. Reside na respiração o domínio da chama que impulsiona a própria vida, diz um sábio: ‘‘Prana é o grande alento. Prana é a vida que palpita em cada átomo como palpita em cada Sol. O fogo arde por Prana; a água flui por Prana; o vento sopra por Prana; o sol existe por Prana; a vida que temos é Prana...’’
É importante entendermos que existe uma estreita relação entre a respiração e as emoções, se estivermos atentos, poderemos observar que os pensamentos provocam emoções e essas resultam muitas vezes em uma ‘‘reação física’’ que pode ser desastrosa para a nossa vida. Necessitamos despertar e eliminar dentro de nós as debilidades e vícios, e com a força advinha desse trabalho poderemos realizar uma profunda transformação em nossa vida.
avatar
Anne Agrat bat-Mahlat
Primitivo
Primitivo

Feminino

Número de Mensagens : 1
Reputação : 0
Pontos : 3
Localização : Manaus - AM, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Prana - a vida contida no ar

Mensagem  Dan Driver em Qui Maio 03, 2012 11:37 pm

Sábia... O controle da respiração é fundamental assim como seu ritmo mostra nosso estado emocional... Eu vejo nas sabedorias antigas que, eles se impressionavam com o simples: H + O, essas duas 'belezinhas' são 'simples' e ambiguamente 'tudo', a facilidade de junção das moléculas da água tornam-as responsáveis por seu sucesso, e pelo sucesso da vida.
A interação 'simples' traz o 'complexo' que interdependem ..."desdo 'macro' até o 'micro'"... O 'movimento circular' das coisas também nos mostra essa intimidade do todo...
Bem, controlar a respiração em o que chamam de 'meditar', saber resistir o oxigênio cortando os pulmões em exercícios aeróbicos, respirar da maneira correta, ter controle sob o corpo submergido, são atitudes que descrevem a saúde e equilíbrio que você se encontra no momento, e, que te mantém num ciclo de controle emocional e racional, de acordo com seus objetivos e força de vontade. Devemos nos observar e nos guiar pelo espaço-tempo conscientes, a respiração faz parte disso, da saúde.
avatar
Dan Driver
Primitivo
Primitivo

Masculino

Número de Mensagens : 4
Reputação : 0
Pontos : 13
Humor : Sátiro.
Localização : MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum