Ordo Magus Interiore
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Runa Fehu

3 participantes

Ir para baixo

Runa Fehu Empty Runa Fehu

Mensagem  Malux Ter Abr 17, 2012 10:14 pm

Deixo aqui um texto especialmente dirigido para que aqueles que não estão familizardos com a mitologia nórdica, nem com as runas tomarem gostinho do que se trata.

Runa F
ehu

A runa fehu é a runa numero 1 do alphabeto rúnico.

Runa Fehu Rune_fehu

Fehu é o mistério do ouro, e um dos seus significados é procriação.
Esta runa pode ser associada ao planeta Júpiter e utiliza o poder expansivo do fogo.
Para o iniciado a runa Fehu têm o pode mudança se refere a necessidade mudança de todas coisas na Terra e no cosmo.
Ela é o alimento da acção primordial.
Na sua forma ideográfica pode representar os cornos do gado.
O gado era o simbolo da propriedade movél, que mais tarde foi interpretado como dinheiro.
Ele é o poder movél, ou poder adquirido através da mobilidade.
Ela pode ser relacionada a mobilidade e expansão do corpo astral.
Para sintonizarmos com a força arquetípica da runa temos de captar a linguagem que a sua forma nós fala.
Neste caso a runa é exteriozada, como se fosse um canal a emitir para fora.
Fehu é a força que direciona as forças expansivas que facilitam a projecção de forças astrais e poderes mágickos de pessoa para pessoa, e de pessoa para objecto.


A runa é principalmentecassociada com a divinidade Freyja/Freya.

Runa Fehu Freya
Freyja

Ela é rainha dos Vanir, deusa da riqueza, magia e fertilidade.
Diz a lenda que ela estava sempre procurando, no céu e na terra, por Odr, seu marido perdido, enquanto derramava lágrimas que se transformavam em ouro na terra e âmbar no mar.
O nome óðr pode significar inspiração, canção, poesia. Em outras derivações pode mesmo significar “forte excitação, posessão”.


Freya em troca de dormir uma noite cada com um dos quatro anões consegui um colar dourado de grande beleza chamado Brisingamen forjado por os próprios anões.
O colar de Freya é roubada por Loki e sobre termos de Ódin Freya deve começar guerras se ela desejar ver o colar de volta.


O poema rúnico Noruguês diz:
“Fé (A Riqueza) é a fonte da discórdia entre parentes;o lobo vive na floresta.”

O lobo aqui pode ser interpretado como um símbolo da fome, do desejo.
Ele pode ser uma referência a Saga Volsung, onde o Atli aparece nos sonhos como um lobo e mata os irmãos do Guðrun’s para conseguir o ouro que o Sigurd consegui por matar o Fafnir.


O poema rúnico Islandês diz:
“-Fé (A Riqueza) é a fonte da discussão entre parentes;o fogo do mar;e o caminho da
serpente.”


O fogo no mar é uma provavél alusão a guerra de navios.

No outro poema rúnico Islandês também relata conflicto:
“Ouro, é avisado, leva a conflicto e da guerra.”

Outra divinidade pode ser associada esta runa é deusa Gullveig, que muitos interpretam como sendo apenas a deusa Freya disfarçada.
A primeira parte do seu nome Gull significa ouro e Veig “bebida alcóolica”.
Ela era conhecida em Midgard por ser uma mulher cruel e ganaciosa e hábil no uso da magia. Dava grande estima ao ouro, recebendo-o pelos favores que prestava a quem lhe procurava

Antes da visita da deusa Gullveig os Aesir viam uma época de inocência e perfeição..
Os Aesir não deram com cara dela e a queimaram três vezes e ela três vezes renasceu das chamas.
O Vanir para se vingarem da insolência dos Aesir iniciaram uma guerra.
. No fim os Aesires e os Vanires juraram viver lado a lado em paz, e concordaram em trocarem de líderes como prova de suas intenções. Uma outra coisa que fizeram para selar o seu acordo foi cuspir dentro de um vaso, e dessa maneira nasceu Kvasir, um deus muito sábio, que em um outro episódio, com sua morte, deu origem ao hidromel. Provavelmente Kvasir representaria o diplomata extardionário que evitaria futuros desentendimentos..

Runa Fehu Gullveig

Outro mito que pode se pode associar a esta runa é sobre Sif mulher de Thor.
Um dia Loki rapou os seus cabelos dourados, símbolo do grão.
Então para evitar que os seus fossem quebrados Thor forçou Loki (criador de conflicto) a arranjar um novo cabelo para Sif.
Loki foi ter com os anões e mandou-os fazer o cabelo para além de outros tesouros.
Este novo cabelo mágico cresce como qualquer outra cabelo mas é feito de ouro.
Neste mito são representados o poder de crescimento (cabelo) e prosperidade (cabelos de ouro), elementos que são associados a runa.

Como podem observar a mitologia nórdica é cheia de intrigas e conflictos. Única.
Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Runa Fehu Empty Runas

Mensagem  ptmutant Qua Abr 18, 2012 9:23 am

Realmente e verdade que as Runas encantam pela sua conexao com a natureza e pelo magico que representam. Cada uma tem dentro dela uma historia fantastica que aprender. Eu tenho as minhas runas que as fiz a mais de 12 anos atras... A verdade e que a conexao que tenho com elas e unica e magica. Colocarei tambem alguma informacao e umas fotos de minhas runas quando tiver um tempinho livre.
ptmutant
ptmutant
Novato
Novato

Masculino

Número de Mensagens : 16
Reputação : 2
Pontos : 29
Localização : Madrid Spain

Ir para o topo Ir para baixo

Runa Fehu Empty Re: Runa Fehu

Mensagem  Mephysto Kain Qua Abr 18, 2012 4:24 pm

tem um livo chmado "CONTOS NORDICOS" muito bom não me lembro do autor mas e muito bom! e tem bastante informação sobre runas!
Mephysto Kain
Mephysto Kain
Avançado
Avançado

Masculino

Número de Mensagens : 75
Reputação : 11
Pontos : 215
Humor : sendo guiado! Em evolução.
Localização : SP/Brasil

https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001822385499

Ir para o topo Ir para baixo

Runa Fehu Empty Re: Runa Fehu

Mensagem  Malux Dom Abr 22, 2012 12:35 pm

ptmutant escreveu:Realmente e verdade que as Runas encantam pela sua conexao com a natureza e pelo magico que representam. Cada uma tem dentro dela uma historia fantastica que aprender. Eu tenho as minhas runas que as fiz a mais de 12 anos atras... A verdade e que a conexao que tenho com elas e unica e magica. Colocarei tambem alguma informacao e umas fotos de minhas runas quando tiver um tempinho livre.

Fico a espera. Com 12 anos de experiência decerto terás a algo a dizer.
É interessante mencionares que a ligação é única, pois não existe tal coisa como uma abordagem universal a runas. O nosso contacto com runas leva sempre a uma troca das nossas essências. Um pouco da tradição, um pouco de ti.
Malux
Malux
Mestre
Mestre

Moderador | Mérito Qualidade |
Masculino

Número de Mensagens : 285
Reputação : 8
Pontos : 391
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Runa Fehu Empty Re: Runa Fehu

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos