Ordo Magus Interiore
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alma Gemea - existe ?

2 participantes

Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Alma Gemea - existe ?

Mensagem  Tininha Qua Dez 19, 2012 4:09 pm

Um dos temas que vejo também mais questionados é o tema da existência da alma gêmea, à luz das vossas crenças/doutrinas, o que acham?

Cumpts
Tininha
Tininha
Avançado
Avançado

Feminino

Número de Mensagens : 80
Reputação : 2
Pontos : 95
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Re: Alma Gemea - existe ?

Mensagem  EGOSUPRI Sex Dez 21, 2012 1:40 am

IN CRUCE SALUS

Querida amiga Tininha, confesso que é um tema que nunca me debrucei com atenção. Estamos a falar da alma gémea relacionada com o amor, não é isso?
EGOSUPRI
EGOSUPRI
Avançado
Avançado

Masculino

Número de Mensagens : 80
Reputação : 3
Pontos : 95
Localização : 4 periodo 4 revolução

Ir para o topo Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Re: Alma Gemea - existe ?

Mensagem  Tininha Sex Dez 21, 2012 9:44 am

Bom dia EGOSUPRI,

grata pelo interesse.

Raios para a falta de tempo que nos empurra para abreviar e não expor devidamente as questões, falha minha.

Pela informação que troquei e artigos que li, cada crença tem uma forma de ver as coisas, ou seja, umas ligadas ao amor, defendem que existe uma metade de nós , que a alma se divide em dois (como a cabala), outras que podem existir várias ou que não tem que ser um par romântico, e claro, há quem defenda que não exista (...eu vou mais por esta última Rolling Eyes).

Parece-me um assunto muito subjectivo, tendencialmente confundido com estados emotivos (amor, paixão...) e que normalmente as pessoas não relacionam com as afinidades ou sintonias que podem ter com outras pessoas.
Tininha
Tininha
Avançado
Avançado

Feminino

Número de Mensagens : 80
Reputação : 2
Pontos : 95
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Re: Alma Gemea - existe ?

Mensagem  EGOSUPRI Dom Dez 23, 2012 1:47 am

Tininha escreveu:Bom dia EGOSUPRI,

grata pelo interesse.

Raios para a falta de tempo que nos empurra para abreviar e não expor devidamente as questões, falha minha.

Pela informação que troquei e artigos que li, cada crença tem uma forma de ver as coisas, ou seja, umas ligadas ao amor, defendem que existe uma metade de nós , que a alma se divide em dois (como a cabala), outras que podem existir várias ou que não tem que ser um par romântico, e claro, há quem defenda que não exista (...eu vou mais por esta última Rolling Eyes).

Parece-me um assunto muito subjectivo, tendencialmente confundido com estados emotivos (amor, paixão...) e que normalmente as pessoas não relacionam com as afinidades ou sintonias que podem ter com outras pessoas.

Nós que sabemos que o tempo não existe... e andamos sempre com falta desta ilusão injectada nas nossas mentes! Laughing
Estou a ver que o leque é bastante aberto. A minha perspectiva de alma gémea (amorosa) é muito semelhante à da amiga Tininha... mas há algo que a carta nº6 do Tarot (Rider Waite) esconde e que se assemelha muito aos Cantares de Salomão ou Cântico dos Cânticos do Antigo Testamento! A Amada e o Amado, uma verdadeira história alegórica repleta de magnetismo e de misticismo que se relaciona mito com a alma gémea. Para futuras referências é necessário dizer que, para quem queira ler estes livro deve escolher as traduções de João de Almeida (a tradução do grego da Bíblia e a meu ver a que melhor se coaduna com os verdadeiros textos antigos).



Alma Gemea - existe ? Loverss


"Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei; ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. "


"Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu
braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a
sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. "


“As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afoga- lo. Se alguém oferecesse
todos os bens de sua casa por este amor, seria de todo desprezado.”



Quem serão estes amantes? Quem será a Amada e o Amado?
EGOSUPRI
EGOSUPRI
Avançado
Avançado

Masculino

Número de Mensagens : 80
Reputação : 3
Pontos : 95
Localização : 4 periodo 4 revolução

Ir para o topo Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Re: Alma Gemea - existe ?

Mensagem  Tininha Qua Dez 26, 2012 10:38 am

EGOSUPRI escreveu:
Quem serão estes amantes? Quem será a Amada e o Amado?

Olha agora? scratch o Egosupri responde e deixa um panito para mangas...Laughing

Não sei exactamente aonde quer chegar o amigo EGOSUPRI, vamos por partes... se me recordo dos cantares, falavam do amor entre um par, enaltecendo amor verdadeiro. Mas há quem associe esta história à relação Deus-Igreja. Refere-se a esta via?
Tininha
Tininha
Avançado
Avançado

Feminino

Número de Mensagens : 80
Reputação : 2
Pontos : 95
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Re: Alma Gemea - existe ?

Mensagem  EGOSUPRI Qua Dez 26, 2012 12:36 pm

Tininha escreveu:
Olha agora? scratch o Egosupri responde e deixa um panito para mangas...Laughing

Não sei exactamente aonde quer chegar o amigo EGOSUPRI, vamos por partes... se me recordo dos cantares, falavam do amor entre um par, enaltecendo amor verdadeiro. Mas há quem associe esta história à relação Deus-Igreja. Refere-se a esta via?

A Amada é a Alma e o Amado o Espírito.
Nos cantares a Amada procura incansavelmente o espírito. Ambos precisam um do outro para cumprirem-se e não há nada que os pode travar de encontrarem-se. Quem ler os cantares tendo esta chave [Amada= Alma, Amado= Espírito], poderá ver o processo que é feito até chegarmos ao Espírito, processo pelo qual todos os seres Humanos têm que passar.

O que me moveu trazer este tema foi o facto da Carta dos Enamorados retratar precisamente um fragmento do 8º Capítulo. Se existem "almas gémeas", para mim são a Alma e o Espírito, A Amada e o Amado, provenientes da mesma fonte de energia e destinadas a unirem-se na eternidade Smile
EGOSUPRI
EGOSUPRI
Avançado
Avançado

Masculino

Número de Mensagens : 80
Reputação : 3
Pontos : 95
Localização : 4 periodo 4 revolução

Ir para o topo Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Re: Alma Gemea - existe ?

Mensagem  Tininha Qui Dez 27, 2012 10:38 am

Vou confessar uma coisa, antes de responder, pesquisei sobre esta carta, pelo seguinte: porque à primeira vista, as duas personagens parecem Adão e Eva, até pela árvore com a serpente, e a figura central Deus, mas principalmente porque, a ideia e a escassa experiência que tenho é que a interpretação do Tarot varia, é feita aos olhos ou intuição do tarólogo, e uma carta assume um significado conforme a situação/contexto. Mais uma vez pude ver isso acerca da carta, associamos automaticamente ao amor, mas tanto pode ser bom como algo mau, pareceu mais até uma carta de escolhas.



Relativamente aos cantares,, muito bem referido, é um escrito romântico e um tanto erótico, mas há pontos abordados que chamam a atenção, como:

- o facto de se fazer amor (normalmente na bíblia o acto sexual é mais ligado à procriação e não uma busca de prazer entre duas pessoas que se gostam - neste ponto poderíamos atribuir alguma responsabilidade a quem ensina a doutrina, que só mostra certas passagens da bíblia).

- apela ao equilíbrio do prazer, muitas pessoas actualmente, ou procuram o prazer sem amor ou sujeitam-se ao amor sem prazer.

- gosto particularmente “...nem desperteis o amor, até que este o queira.”, porque se vermos bem muitas pessoas têm necessidade de um parceiro e embarcam numa busca em ter alguém, e forçam sentimentos (quer delas ou da outra pessoa), algo ilusório mas que não é possível.



Em suma e em minha opinião, ... acredito em amor verdadeiro que não se procura, acontece, e sem dúvida que é espectacular, diferente em todos os aspectos… mas não em alma gémea, acho que somos seres únicos na pluralidade, não há dois iguais, quando muito pessoas (e espírito/alma inerente ou individual) que se complementam e têm uma química admirável.



Tenho pena que, mesmo em assuntos que noutros fóruns geram tanta discussão, não surtam aqui efeito. A questão do Tempo, também é um bom tema...



Cumpts.
Tininha
Tininha
Avançado
Avançado

Feminino

Número de Mensagens : 80
Reputação : 2
Pontos : 95
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Re: Alma Gemea - existe ?

Mensagem  EGOSUPRI Sex Dez 28, 2012 3:34 am

Tininha escreveu:Vou confessar uma coisa, antes de responder, pesquisei sobre esta carta, pelo seguinte: porque à primeira vista, as duas personagens parecem Adão e Eva, até pela árvore com a serpente, e a figura central Deus, mas principalmente porque, a ideia e a escassa experiência que tenho é que a interpretação do Tarot varia, é feita aos olhos ou intuição do tarólogo, e uma carta assume um significado conforme a situação/contexto. Mais uma vez pude ver isso acerca da carta, associamos automaticamente ao amor, mas tanto pode ser bom como algo mau, pareceu mais até uma carta de escolhas.

Relativamente aos
cantares,, muito bem referido, é um escrito romântico e um tanto
erótico, mas há pontos abordados que chamam a atenção, como:


-
o facto de se fazer amor (normalmente na bíblia o acto sexual é mais
ligado à procriação e não uma busca de prazer entre duas pessoas que se
gostam - neste ponto poderíamos atribuir alguma responsabilidade a quem
ensina a doutrina, que só mostra certas passagens da bíblia).


- apela ao equilíbrio do prazer, muitas pessoas actualmente, ou procuram o prazer sem amor ou sujeitam-se ao amor sem prazer.

-
gosto particularmente “...nem desperteis o amor, até que este o
queira.”, porque se vermos bem muitas pessoas têm necessidade de um
parceiro e embarcam numa busca em ter alguém, e forçam sentimentos (quer
delas ou da outra pessoa), algo ilusório mas que não é possível.




Em
suma e em minha opinião, ... acredito em amor verdadeiro que não se
procura, acontece, e sem dúvida que é espectacular, diferente em todos
os aspectos… mas não em alma gémea, acho que somos seres únicos na
pluralidade, não há dois iguais, quando muito pessoas (e espírito/alma
inerente ou individual) que se complementam e têm uma química admirável.




Tenho
pena que, mesmo em assuntos que noutros fóruns geram tanta discussão,
não surtam aqui efeito. A questão do Tempo, também é um bom tema...




Cumpts.

[/quote]

Fez bem em pesquisar Tininha Smile

Mas o que poucos sabem é que as laminas do Tarot não são originalmente para divinação. O Rider Waite ( baralho de onde provém a carta exemplificativa) foi um tarot concebido para maior clareza da Cabala. Os arcanos maiores revelam-nos estados de consciência microcósmicos , relacionados com o Homem e os arcanos menores revelam a natureza das Sephirots, as diversas esferas da árvore da vida.
Dos quatro nipes todos os ASES são expressões de Kether, os 2 são expressões de Chokmah, os 3 de Binah, os 4 de Chesed, os 5 de Geburah, os 6 de Tipheret, os 7 de Netzach, os 8 de Hod, os 9 de Yesod e os 10 expressões de Malkuth.


Alma Gemea - existe ? Qabala_TreeOfLifeBOTA
Na bíblia as mulheres quase sempre representam a alma e os homens o espirito. O próprio mito da queda de Adão e Eva, mostram a intensificação da Alma e do Espírito. Os cantares, figuram o seu reencontro celeste, onde as personagens são a Amada e o Amado.

"muitas pessoas actualmente, ou procuram o prazer sem amor ou sujeitam-se ao amor sem prazer."

Grande verdade Tininha, gostei muito desta citação. Merecia ser exposta no facebook, acompanhada por uma imagem bonita! Como costumam colocar.

Se para um Homem e uma mulher se realizarem precisam da união dos sexos (não apenas no acto sexual), porque raio é que na ICAR os Padres não se podem casar? Não é estranho?
EGOSUPRI
EGOSUPRI
Avançado
Avançado

Masculino

Número de Mensagens : 80
Reputação : 3
Pontos : 95
Localização : 4 periodo 4 revolução

Ir para o topo Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Re: Alma Gemea - existe ?

Mensagem  Tininha Sex Dez 28, 2012 11:46 am

EGOSUPRI escreveu:
Fez bem em pesquisar Tininha Smile

Mas o que poucos sabem é que as laminas do Tarot não são originalmente para divinação. O Rider Waite ( baralho de onde provém a carta exemplificativa) foi um tarot concebido para maior clareza da Cabala. Os arcanos maiores revelam-nos estados de consciência microcósmicos , relacionados com o Homem e os arcanos menores revelam a natureza das Sephirots, as diversas esferas da árvore da vida.
Dos quatro nipes todos os ASES são expressões de Kether, os 2 são expressões de Chokmah, os 3 de Binah, os 4 de Chesed, os 5 de Geburah, os 6 de Tipheret, os 7 de Netzach, os 8 de Hod, os 9 de Yesod e os 10 expressões de Malkuth.



Alma Gemea - existe ? Qabala_TreeOfLifeBOTA
Na bíblia as mulheres quase sempre representam a alma e os homens o espirito. O próprio mito da queda de Adão e Eva, mostram a intensificação da Alma e do Espírito. Os cantares, figuram o seu reencontro celeste, onde as personagens são a Amada e o Amado.

"muitas pessoas actualmente, ou procuram o prazer sem amor ou sujeitam-se ao amor sem prazer."

Grande verdade Tininha, gostei muito desta citação. Merecia ser exposta no facebook, acompanhada por uma imagem bonita! Como costumam colocar.

Se para um Homem e uma mulher se realizarem precisam da união dos sexos (não apenas no acto sexual), porque raio é que na ICAR os Padres não se podem casar? Não é estranho?

Não percebo nada de Tarot, como disse, a minha experiência foi muito limitada e questiono-me acerca da veracidade dos dados, isto é, quando se baralha e abre o baralho, não é por uma questão de sorte? de coincidência, daí que ponho muito em questão a certeza do que o tarot pode comunicar. Segundo informações trocadas, um tarólogo normalmente ou faz uma reza ou apela aos seus guias na altura em que prepara o baralho, até que ponto é fiável esta informação? comparo uma leitura de tarot, se for bem feita, a uma consulta de orientação espiritual.

Não vale a pena colocar a citação no facebook... as pessoas sabem mas não querem saber. Já confrontei algumas pessoas sobre este assunto, elas admitem e têm a consciência disso, mas preferem assim... é vulgar e triste.

Acerca dos padres não se poderem casar na ICAR...LaughingLaughing fez-me lembrar um episódio na catequese, de repente reparei na aliança da freira e na minha ignorãncia perguntei porque usava aliança se a religião não permitia o casamento, ela esclareceu que era casada com Deus... com a boca já meia aberta para lhe perguntar como poderia ser Deus casado com todas as freiras, e padres... mas hesitei, dado aos olhares "inibidores" dos demais. Conheci um rapaz que desistiu de ser padre porque se enamorou, e tinha mesmo vocação, foi uma pena, e até freiras que discordavam de certas práticas. Francamente? acho que é um "capricho" da religião, mais uma situação em que tentam interpretar à luz da conveniência.

Cumpts.
Tininha
Tininha
Avançado
Avançado

Feminino

Número de Mensagens : 80
Reputação : 2
Pontos : 95
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alma Gemea - existe ? Empty Re: Alma Gemea - existe ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos